O novo Jaguar E-Pace é uma grande aposta da marca britânica para potenciar as vendas a nível global. Depois do sucesso do F-Pace, o Jaguar mais vendido de sempre, o novo modelo tem todas as condições para potenciar este sucesso comercial. Mas, se o F-Type surgiu como uma alternativa aos alemães da Audi, BMW, Mercedes e até da Porsche, o novo E-Pace entra num território cuja referência é o seu "primo" Range Rover Evoque.
Numa abordagem de marketing podem ser modelos diferentes, mas no mundo real do comprador são alternativas muito próximas e o seu universo intersecta-se, sobretudo quando olhamos para as propostas mais interessantes para o mercado nacional, ou seja, os 4x2 que em qualquer dos casos têm opções diesel equivalentes, apesar da Jaguar contar com a última geração do motor 2.0 diesel.
Modelo |
E-Pace 2.0D |
Evoque TD4 |
Comprimento (mm) |
4 395 |
4 370 |
Largura (mm) |
1 984 |
1 990 |
Altura (mm) |
1 649 |
1 640 |
Entre-eixos (mm) |
2 681 |
2 660 |
Bagageira (l) |
577 |
420 |
Motor |
2.0D I4 |
TD4 |
Cilindrada (cc) |
1 999 |
1 999 |
Potência máxima (cv/rpm) |
150/3 500 |
150/4 000 |
Binário máximo (Nm/rpm) |
380/1 750 |
380/1 750 |
Velocidade máxima (km/h) |
199 |
182 |
0 a 100 km/h (s) |
10,1 |
11,2 |
Consumo médio (l/100 km) |
4,7 |
4,3 |
Preço desde (€) |
45 258 |
44 267 |
Isso é tão evidente na forma da carroçaria como no desenho do interior, onde a modernidade faz pender o fiel da balança para o lado do E-Pace, mas nem mesmo assim há diferenças do dia para a noite.
O novo Jaguar E-Pace só chega ao mercado no início do próximo ano e é necessário dar tempo ao tempo. Temos de guiar esta proposta, pois só o seu dinamismo poderá (ou não...) fazer a diferença face ao Range Rover Evoque, para avaliar se a diferença de preços anunciada faz sentido. Saber esperar é uma virtude...